quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TDAH... o que é isto?



ü TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO EM HIPERATIVOS (TDAH) traz uma falha no processo de filtragem dos estímulos significativos na percepção de um fenômeno, fato, imagem ou informação. A formação de um foco de atenção fica comprometida por uma formação neurológica imatura, considerando-se que o indivíduo fica exposto a todo tipo de estímulo.

ü Sinais de alerta da falta de atenção e da dificuldade de concentração: comportamentos de dispersividade, excesso de atividade motora ou mental, dificuldade de manter-se concentrado e dificuldades de manter uma atividade em execução Porto (2009)

ü Diagnóstico médico não é feito sem a constatação de seis destes sintomas:

desatenção, falta de atenção em detalhes ou erro por descuido; dificuldade em manter a atenção em tarefas ou jogos; desatenção quando lhe dirigem a palavra diretamente; não segue instruções e falha em terminar os deveres da escola ou as tarefas rotineiras; dificuldade em organizar tarefas e atividades; relutância ou desgosto em desenvolver tarefas que exijam esforço mental constante (como trabalhos escolares e lições de casa); facilidade em perder objetos necessários para tarefas escolares ou atividades (material escolar, brinquedos); distração, esquecimento de atividades diárias; inquietação: mexe-se na cadeira, balança os pés, movimenta as mãos, levanta-se da cadeira com frequência na sala de aula ou em outras situações em que esperaria que permanecesse sentada; corre ou pula excessivamente em situações inapropriadas; dificuldade em participar de jogos ou atividade de lazer em silêncio; parece estar sempre a “mil por hora” ou a “todo vapor”; fala incessantemente; costuma interromper conversas e não espera que terminem frases para respondê-las; não sabe esperar sua vez nos jogos, nas brincadeiras e nas filas; interrompe assuntos e faz perguntas antes da hora.

Conforme a Associação Americana de Psiquiatria,

A característica fundamental do Transtorno de Deficit de Atenção em Hiperativos (TDAH) é um padrão persistentes de desatenção, impulsividade e/ou hiperatividade-impulsividade que é mais frequente e severa que o tipicamente observado em indivíduos em nível comparável de desenvolvimento (JOSÉ E COELHO citado por PORTO, 2009)

  No diagnóstico deste transtorno, os sintomas de hiperatividade, impulsividade ou desatenção devem se fazer presentes antes dos sete anos, podendo ter graus de intensidade diferentes, estarem presentes em pelo menos dois ambientes diferentes (casa e escola, por exemplo) e interferência social, acadêmica ou ocupacional.
  O reconhecido TDAH como transtorno recentemente, embora a problemática incomode pais e educadores, há muito tempo, tendo repercussões desastrosas na escolaridade das crianças, principalmente porque no início foi muito confundido com dificuldades de limites ou comportamento social inadequado.
  Atuação responsável exige diagnóstico médico, psicológico e psicopedagógico com participação da família e da escola e intervenção psicopedagógica com métodos individualizados.



3 comentários:

  1. Francimeire de Sousa Feitosa19 de outubro de 2012 às 12:53

    Dislexia e trantorno de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH). Não são problemas que impedem o desenvolvimento da aprendizagem, pois ambos podem dificultar a aprendizagem, mas não impedi-la.pois problemas dessa natureza ocorrem quando a criança não consegue dar conta dos desafios esperados para a faixa etária em que se encontra.Mas isso é superavél, não significa que ela não vai aprender nada, jamais. Francimeire de Sousa Feitosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Francimeire, o TDAH, chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e na maioria das vezes acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Dentre suas características, destacam-se sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
      Profª Ana Amélia

      Excluir
  2. O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas:
    1) Desatenção
    2) Hiperatividade-impulsividade
    Na infância é associado às dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Segundo a literatura existente os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
    Nos adultos, observam-se problemas de desatenção nas tarefas do cotidiano e do trabalho, de esquecimento (memória). São inquietos, mudam frequentemente de uma coisa para outra e também são impulsivos. Apresentam dificuldades em avaliar seu próprio comportamento e as repercussões disto na vida dos outros. São considerados “egoístas”.
    Profª Ana Amélia

    Quais outras características ou comentários vocês gostaria de acrescentar a estas?

    ResponderExcluir