ü TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO EM HIPERATIVOS (TDAH)
traz uma falha no processo de filtragem dos estímulos significativos na
percepção de um fenômeno, fato, imagem ou informação. A formação de um foco
de atenção fica comprometida por uma formação neurológica imatura,
considerando-se que o indivíduo fica exposto a todo tipo de estímulo.
ü Sinais de alerta da falta
de atenção e da dificuldade de concentração: comportamentos de dispersividade, excesso de atividade motora ou
mental, dificuldade de manter-se concentrado e dificuldades de manter uma
atividade em execução Porto (2009)
ü Diagnóstico
médico não é feito sem a constatação de seis destes sintomas:
desatenção, falta de atenção em detalhes ou
erro por descuido; dificuldade em manter a atenção em tarefas ou jogos;
desatenção quando lhe dirigem a palavra diretamente; não segue instruções e
falha em terminar os deveres da escola ou as tarefas rotineiras; dificuldade em
organizar tarefas e atividades; relutância ou desgosto em desenvolver tarefas
que exijam esforço mental constante (como trabalhos escolares e lições de
casa); facilidade em perder objetos necessários para tarefas escolares ou
atividades (material escolar, brinquedos); distração, esquecimento de
atividades diárias; inquietação: mexe-se na cadeira, balança os pés, movimenta
as mãos, levanta-se da cadeira com frequência na sala de aula ou em outras
situações em que esperaria que permanecesse sentada; corre ou pula
excessivamente em situações inapropriadas; dificuldade em participar de jogos
ou atividade de lazer em silêncio; parece estar sempre a “mil por hora” ou a
“todo vapor”; fala incessantemente; costuma interromper conversas e não espera
que terminem frases para respondê-las; não sabe esperar sua vez nos jogos, nas
brincadeiras e nas filas; interrompe assuntos e faz perguntas antes da hora.
Conforme
a Associação Americana de Psiquiatria,
A característica fundamental do Transtorno de
Deficit de Atenção em Hiperativos
(TDAH) é um padrão persistentes de desatenção, impulsividade e/ou
hiperatividade-impulsividade que é mais frequente e severa que o tipicamente
observado em indivíduos em nível comparável de desenvolvimento (JOSÉ E COELHO
citado por PORTO, 2009)
― No diagnóstico
deste transtorno, os sintomas de hiperatividade, impulsividade ou desatenção
devem se fazer presentes antes dos sete anos, podendo ter graus de intensidade
diferentes, estarem presentes em pelo menos dois ambientes diferentes (casa e
escola, por exemplo) e interferência social, acadêmica ou ocupacional.
― O
reconhecido TDAH como transtorno recentemente, embora a problemática incomode
pais e educadores, há muito tempo, tendo repercussões desastrosas na
escolaridade das crianças, principalmente porque no início foi muito confundido
com dificuldades de limites ou comportamento social inadequado.
― Atuação
responsável exige diagnóstico médico, psicológico e psicopedagógico com
participação da família e da escola e intervenção psicopedagógica com métodos
individualizados.
Dislexia e trantorno de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH). Não são problemas que impedem o desenvolvimento da aprendizagem, pois ambos podem dificultar a aprendizagem, mas não impedi-la.pois problemas dessa natureza ocorrem quando a criança não consegue dar conta dos desafios esperados para a faixa etária em que se encontra.Mas isso é superavél, não significa que ela não vai aprender nada, jamais. Francimeire de Sousa Feitosa!!!
ResponderExcluirPois é, Francimeire, o TDAH, chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e na maioria das vezes acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Dentre suas características, destacam-se sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
ExcluirProfª Ana Amélia
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas:
ResponderExcluir1) Desatenção
2) Hiperatividade-impulsividade
Na infância é associado às dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Segundo a literatura existente os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Nos adultos, observam-se problemas de desatenção nas tarefas do cotidiano e do trabalho, de esquecimento (memória). São inquietos, mudam frequentemente de uma coisa para outra e também são impulsivos. Apresentam dificuldades em avaliar seu próprio comportamento e as repercussões disto na vida dos outros. São considerados “egoístas”.
Profª Ana Amélia
Quais outras características ou comentários vocês gostaria de acrescentar a estas?