DISORTOGRAFIA tem sido definida como uma dificuldade ou incapacidade de apresentar uma escrita correta; o
aprendente não consegue utilizar adequadamente os símbolos gráficos (COLL,
1996), a segmentação das palavras e as idiossincrasias da
escrita.
Em seus estudos complementares, quais outras características você acrescentaria a esta definição? Como você percebe esta problemática? Quais outros elementos você acrescentaria a esta discussão?
Boa tarde! Andei lendo um pouco sobre o assunto. Parece haver algumas confusões entre a disgrafia e a disortografia. Se bem compreendi, a disgrafia estaria relacionada a um prejuízo na execução do ato motor destinado à escrita, enquanto a disortografia fica relacionada às trocas, omissões,inversões, etc. Será que entendi bem? "Puxando um pouco a sardinha" para o meu lado, achei interessante, e penso que deve ser observado, que existem quadros disgráficos em crianças com conflitos emocionais importantes e que usam da escrita para chamar a atenção para a sua "letra defeituosa". O que acham disso? ... Falando um pouco ainda sobre a disortografia, li que 90% das disortografias tem como causa um atraso de linguagem ou atraso global de desenvolvimento. Interessante, não? Ah! Vale o cuidado, até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas, isso por causa da relação entre sons e palavras impressas, que ainda não estão dominadas por completo. Forte abraço!
Excelente participaçao, Ana Cristina! Você entendeu direitinho o que leu.. e foi além, quando comentou a relação entre os distúrbios emocionais e a letra defeituosa. Eu diria também, que isso ocorre na maioria das vezes, como uma estratégia ou mecanismo de defesa da criança diante de suas dificuldades.
Boa tarde! Andei lendo um pouco sobre o assunto. Parece haver algumas confusões entre a disgrafia e a disortografia. Se bem compreendi, a disgrafia estaria relacionada a um prejuízo na execução do ato motor destinado à escrita, enquanto a disortografia fica relacionada às trocas, omissões,inversões, etc. Será que entendi bem? "Puxando um pouco a sardinha" para o meu lado, achei interessante, e penso que deve ser observado, que existem quadros disgráficos em crianças com conflitos emocionais importantes e que usam da escrita para chamar a atenção para a sua "letra defeituosa". O que acham disso? ... Falando um pouco ainda sobre a disortografia, li que 90% das disortografias tem como causa um atraso de linguagem ou atraso global de desenvolvimento. Interessante, não? Ah! Vale o cuidado, até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas, isso por causa da relação entre sons e palavras impressas, que ainda não estão dominadas por completo. Forte abraço!
ResponderExcluirExcelente participaçao, Ana Cristina! Você entendeu direitinho o que leu.. e foi além, quando comentou a relação entre os distúrbios emocionais e a letra defeituosa. Eu diria também, que isso ocorre na maioria das vezes, como uma estratégia ou mecanismo de defesa da criança diante de suas dificuldades.
ResponderExcluir