quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Por falar em DISORTOGRAFIA...



   DISORTOGRAFIA tem sido definida como uma dificuldade ou incapacidade de apresentar uma escrita correta; o aprendente não consegue utilizar adequadamente os símbolos gráficos (COLL, 1996), a segmentação das palavras e as idiossincrasias da escrita.

Em seus estudos complementares, quais outras características você acrescentaria a esta definição? Como você percebe esta problemática? Quais outros elementos você acrescentaria a esta discussão? 
 

2 comentários:

  1. Boa tarde! Andei lendo um pouco sobre o assunto. Parece haver algumas confusões entre a disgrafia e a disortografia. Se bem compreendi, a disgrafia estaria relacionada a um prejuízo na execução do ato motor destinado à escrita, enquanto a disortografia fica relacionada às trocas, omissões,inversões, etc. Será que entendi bem? "Puxando um pouco a sardinha" para o meu lado, achei interessante, e penso que deve ser observado, que existem quadros disgráficos em crianças com conflitos emocionais importantes e que usam da escrita para chamar a atenção para a sua "letra defeituosa". O que acham disso? ... Falando um pouco ainda sobre a disortografia, li que 90% das disortografias tem como causa um atraso de linguagem ou atraso global de desenvolvimento. Interessante, não? Ah! Vale o cuidado, até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas, isso por causa da relação entre sons e palavras impressas, que ainda não estão dominadas por completo. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Excelente participaçao, Ana Cristina! Você entendeu direitinho o que leu.. e foi além, quando comentou a relação entre os distúrbios emocionais e a letra defeituosa. Eu diria também, que isso ocorre na maioria das vezes, como uma estratégia ou mecanismo de defesa da criança diante de suas dificuldades.

    ResponderExcluir