quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DISLEXIA




ü   DISLEXIA – distúrbio  que atinge indivíduos com dificuldades específicas de leitura e escrita e capacidade intelectual necessária, saúde e órgãos sensoriais perfeitos. Segundo Porto (2009) a dislexia representa um tipo de imaturidade cerebral de base neurológica, que retarda a função de reconhecimento visual e auditivo dos símbolos verbais, prevalência de fator biológico e hereditário, considerando que há recidiva em membros da família.

Entendemos por dislexia específica ou dislexia de evolução um conjunto de sintomas reveladores de uma disfunção parietal ( o lobo do cérebro onde fica o centro nervoso da escrita), geralmente hereditária, ou às vezes adquirida, que afeta a aprendizagem da leitura num contínuo que se estende do leve sintoma ao sintoma grave. A dislexia é frequentemente acompanhada de transtornos na aprendizagem da escrita, ortografia, gramática e redação. A dislexia afeta os meninos em uma proporção maior do que as meninas. (CONDEMARIM e BLOMQUISTE citados por DOUT, 2003, p. 137)

 A dislexia é um transtorno de difícil diagnóstico, motivo porque exige análise de equipe multidisciplinar e não se diagnostica diante de fatos característicos isolados, tais como escrita espelhada ou outro que faça parte da sintomatologia. Por outro lado, o disléxico não pode ser considerado um incapaz, pois

[...] o disléxico pode, sim, ser um portador de alta habilidade. Daí, em geral, os disléxicos, serem talentosos na arte, música, teatro, desportes, mecânica, vendas, comércio, desenho, construção e engenharia. Não se descarta ainda que venha a ser um superdotado, com uma capacidade intelectual singular, criativo, produtivo e líder. (MARTINS, 2001, p. 123)

ACRESCENTE PONTOS A ESTA DISCUSSAO!
 

Um comentário:

  1. Olá! Pra que eu não fique falando demais... vale a dica de um bom filme sobre a dislexia: "Como Toda Estrela No Céu Toda Criança É Especial". Abraços!

    ResponderExcluir