quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DISTÚRBIOS EMOCIONAIS



DISTÚRBIOS EMOCIONAIS - objeto de preocupação de médicos psiquiatras, psicólogos e psicopedagogos, sendo a angústia e a depressão possíveis de identificação a partir da infância, principalmente pela sensação de insegurança que tanto perturba as crianças.
      Podem ser causados pela família ou pela escola e terem fortes ligações com as linhas educativas utilizadas nestes ambientes. A opção por métodos severos de ensino ou educação, assim como altos índices de exigência e disciplina podem desencadear sensações de medo, ansiedade, angústia, insegurança, fugas, desmotivações e fobias.




Um comentário:

  1. Gostaria de salientar ainda, que diante do encontro com a escola surgem inúmeros medos e emoções despertados na criança ou adolescente, e muitas vezes estes medos e emoções desestabilizam o sujeito. A escola acaba solicitando avaliações, laudos, etc., que acabam, muitas vezes, confundindo o "diagnóstico", já que há nível cognitivo o aluno não apresenta nenhum comprometimento. A angústia pode aumentar, agravando o caso e comprometendo a aprendizagem. O entendimento do sujeito como um todo, maior que a soma das suas reações químicas/fisiológicas, é importantíssimo para auxiliar seu desenvolvimento enquanto aprendiz. Saber da dinâmica familiar, e suas relações interpessoais pode ser fundamental na solução de muitos casos. Não queria deixar fora os casos de bullying, tão comentados ultimamente e ganhando cada vez mais espaço nas escolas e até mesmo na mídia. Estar atento a esta forma de violência é função de todos. Prestar atenção ao comportamento do aluno, de modo geral, pode fazer toda diferença! Abraços!

    ResponderExcluir