segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM



AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

   O estudo sobre Dificuldades de Aprendizagem é repleto de questionamentos, controvérsias e incertezas.
 Causa: natureza e complexidade do ato de aprender, suas características de imensurabilidade, exigência de tempo para a elaboração do aprendizado e características individuais do aprendiz (como ele aprende).

v Sociedade do conhecimento - a necessidade e a importância do ato de aprender faz qualquer desvio do padrão ideal de aprendizagem ser motivo de grandes preocupações para pais e professores  primeiros a dificuldades de aprendizagem.
- diversidade metodológica encontrada nas escolas atuais, promovida pela democratização do ensino, as migrações de alunos entre escolas, assim como a ampliação de investigações no campo da aprendizagem descobriram, ressaltaram e explicaram muitas dúvidas sobre esta temática.


Um pouco da história das Dificuldades de Aprendizagem


  • - Registros de casos de não aprendizagem ou aprendizagem parcialmente comprometida em humanos desde períodos anteriores à sistematização do conhecimento escolar

  • século XIX foi considerado o tempo de início do estudo sistemático da problemática das dificuldades de aprendizagem - mudanças de mentalidade que os filósofos da Revolução Francesa trouxeram para as sociedades ocidentais, dos postulados de ensino para todos e da base da diversidade, de Rousseau e Diderot. Teve influência também a expansão da escola.


Qual a sua opinião sobre isto? Pesquise, discuta, amplie conhecimentos, discorde... vamos interagir! Comente!

2 comentários:

  1. Ana Cristina Lohmann da Silva17 de outubro de 2012 às 07:53

    Bom dia! Eu concordo da complexidade que abrange as questões da dificuldade na aprendizagem. Percebo que não só por causas "orgânicas", mas também muitas das dificuldades associadas à aprendizagem procedem de fatores emocionais. Nesse sentido, muito me preocupa a patologização que se tem feito nas escolas e consultórios mundo à fora, em conjunto com a medicalização de nossas crianças. Há de se ter muito cuidado com diagnósticos equivocados, que geram estigmas e, consequentemente, rotulam nossos 'pequenos'. É grande a chance de que esses rótulos apareçam como um grande empecilho na motivação para a aprendizagem. Um forte abraço! Ana Cristina.

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    1. Excelente participação a sua Ana Cristinha! É isso mesmo! A complexidade do ato de aprender não deve ser pretexto para estigmatizar as crianças. A Psicopedagogia tem o papel de clarificar esse ato diagnóstico. Continue participando e colaborando com as nossas discussões. Parabéns!

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