AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
O
estudo sobre Dificuldades de Aprendizagem é repleto de questionamentos,
controvérsias e incertezas.
Causa:
natureza e complexidade do ato de aprender, suas características de
imensurabilidade, exigência de tempo para a elaboração do aprendizado e
características individuais do aprendiz (como ele aprende).
v Sociedade
do conhecimento - a necessidade e a importância do ato de aprender faz qualquer
desvio do padrão ideal de aprendizagem ser motivo de grandes preocupações para
pais e professores primeiros a
dificuldades de aprendizagem.
- diversidade
metodológica encontrada nas escolas atuais, promovida pela democratização do
ensino, as migrações de alunos entre escolas, assim como a ampliação de
investigações no campo da aprendizagem descobriram, ressaltaram e explicaram
muitas dúvidas sobre esta temática.
Um pouco da história das Dificuldades de Aprendizagem
- - Registros de casos de não aprendizagem ou aprendizagem parcialmente comprometida em humanos desde períodos anteriores à sistematização do conhecimento escolar
- século XIX foi considerado o tempo de início do estudo sistemático da problemática das dificuldades de aprendizagem - mudanças de mentalidade que os filósofos da Revolução Francesa trouxeram para as sociedades ocidentais, dos postulados de ensino para todos e da base da diversidade, de Rousseau e Diderot. Teve influência também a expansão da escola.
Qual
a sua opinião sobre isto? Pesquise, discuta, amplie conhecimentos, discorde...
vamos interagir! Comente!
Bom dia! Eu concordo da complexidade que abrange as questões da dificuldade na aprendizagem. Percebo que não só por causas "orgânicas", mas também muitas das dificuldades associadas à aprendizagem procedem de fatores emocionais. Nesse sentido, muito me preocupa a patologização que se tem feito nas escolas e consultórios mundo à fora, em conjunto com a medicalização de nossas crianças. Há de se ter muito cuidado com diagnósticos equivocados, que geram estigmas e, consequentemente, rotulam nossos 'pequenos'. É grande a chance de que esses rótulos apareçam como um grande empecilho na motivação para a aprendizagem. Um forte abraço! Ana Cristina.
ResponderExcluirExcelente participação a sua Ana Cristinha! É isso mesmo! A complexidade do ato de aprender não deve ser pretexto para estigmatizar as crianças. A Psicopedagogia tem o papel de clarificar esse ato diagnóstico. Continue participando e colaborando com as nossas discussões. Parabéns!
Excluir