quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dos DISTÚRBIOS DA FALA, a gagueira.



DISTÚRBIOS DA FALA,
- gagueira - mais reclamada pelo que prejudica muito na aprendizagem escolar. Natural até por volta dos quatro anos de idade, a disfluência fisiológica tem sido muito discutida entre os profissionais; incerteza sobre causa, embora estudiosos afirmem influências neurológicas, psicológicas ou até por assimilação.

Esta disfluência deve ser encarada com muita naturalidade pelos pais e professores, que devem dar tempo à criança, permitindo que ela fale como quiser, mesmo que para isso tenham que lhe dedicar alguns minutos a mais. Dados estatísticos revelam que a incidência da gagueira é maior em meninos do que em meninas, na proporção de dois meninos para uma menina, portadores desse distúrbio. (DROUET citada por PORTO, 2009)

A hipótese mais aceita é a de que a gagueira possa ser uma predisposição do indivíduo. Costuma manifestar-se em indivíduos sensíveis e emotivos, que, submetidos a pressões, desestabilizam-se emocionalmente e expressarem seus conflitos interiores através de tiques nervosos ou de gagueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário